Cientistas querem usar cera para resfriar seus aparelhos portáteis

azsat | 20:38 | 0 comentários

Método permitiria que processadores tivessem aumentos drásticos de desempenho por curtos períodos.


Cientistas querem usar cera para resfriar seus aparelhos portáteis
Pode parecer estranho, mas é verdade. Segundo a Wired, um grupo de pesquisadores está desenvolvendo uma tecnologia de resfriamento que utilizaria cera para ajudar um processador móvel a atingir altas velocidades sem superaquecer.
O conceito por trás do mecanismo é bastante simples: ao atingir uma temperatura alta demais por uso excessivo, um processador apenas superaqueceria. Mas a cera, por sua vez, absorveria parte do calor, permitindo que uma CPU ultrapassasse seu limite normal. Com isso, seria possível tirar muito mais proveito do desempenho de um aparelho, visto que normalmente todo o trabalho de processamento fica delegado a transistores com funções específicas.
Se você se animou com a possibilidade, vale dizer, no entanto, que a tecnologia permitiria apenas curtos aumentos de energia. Isso porque após ultrapassar o limite de temperatura, a cera simplesmente se derrete, precisando de tempo para poder se solidificar novamente e poder voltar a resfriar o processador. Mesmo assim, essa seria uma maneira interessante de permitir que sua CPU resista melhor aos picos de processamento.

Category:

0 comentários